ACESSO À INFORMAÇÃO
Você está em: Notícias / Idosos participam de palestra sobre saúde mental no CRAS
Idosos participam de palestra sobre saúde mental no CRAS
22/11/2022 às 13:54 em Assistência Social
Compartilhar
  • Cuidar da saúde mental é primordial para o desenvolvimento e bem-estar dos idosos, e foi pensando nisso que a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Eva Miranda, convidou a equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde para conversar com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

     

    A palestra educativa aconteceu na última semana, na sede do CRAS e foi ministrada pela coordenadora do Programa, enfermeira Alessandra Oliveira.

     

    Entre os assuntos abordados estão o estresse, depressão e a importância da alimentação saudável e da prática de atividade física.

     

    Para a primeira-dama, Dona Eva, é importante que os idosos tenham uma vida social ativa, que interajam com outras pessoas, pois existem muitos que não saem de casa o que prejudica a saúde mental.

     

    “Eu touxe o pessoal da Saúde para conversar com nossos idosos para que eles entendam que pequenas ações podem colaborar para a melhora tanto da saúde física quanto mental”, disse a secretária de Assistência Social.

     

    Para a enfermeira Alessandra, manter hábitos de cuidados e prevenção melhoram a qualidade de vida e até mesmo reduz o uso de medicação, já que a saúde mental é essencial para uma vida mais saudável e duradoura.

     

    “Uma vida ativa, melhora o bem-estar. Idosos que são mais ativos, apresentam menos casos depressivos”, completou Alessandra.

     

    A palestra foi produtiva e contou a participação de todos, inclusive com espaço aberto para perguntas. A equipe do Programa Saúde Mental se disponibilizou para atender casos de idosos do município que já estão doentes, e assim fazer o acompanhamento adequado.

    Imagens