Você está em: Notícias / Prefeitura de Morro prepara as campanhas de promoção à saúde: Janeiro Branco e Janeiro Roxo
12/01/2023 às 10:09 em Saúde
  • A Prefeitura de Morro Agudo de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve neste mês duas importantes campanhas: Janeiro Branco e Janeiro Roxo.

Serão realizadas diversas ações de prevenção e conscientização sobre os temas das campanhas durante todo o mês de janeiro. As ações reforçam, respectivamente, a atenção à saúde mental da população e a luta pela eliminação da hanseníase.

Para o Janeiro Branco, a rede de saúde mental vai promover rodas de conversas, práticas corporais e integrativas, entre outras. O objetivo é trabalhar as diversas formas de tratamento e prevenção de doenças mentais, especialmente para os pacientes e familiares que utilizam os serviços.

Durante a campanha de Janeiro Roxo, será reforçado a divulgação permanente de combate à hanseníase, que disponibiliza orientação, avaliação, diagnóstico, acompanhamento clínico e tratamento medicamentoso aos pacientes.

JANEIRO BRANCO

A Campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar e informar a sociedade sobre as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.

Segundo o Ministério da Saúde, a escolha do mês e da cor se deu porque no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

JANEIRO ROXO

A Campanha Janeiro Roxo oficializada em 2016 pelo Ministério da Saúde visa chamar a atenção da população para a Hanseníase e esclarecer sobre sintomas, prevenção e tratamento da doença.

A Hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.