ACESSO À INFORMAÇÃO
Você está em: institucional / Estrutura Organizacional
Estrutura Organizacional
  • Secretaria de Habitação e Cidades

    Secretário: Edmar Alves de Barros

    Telefones: 0800 999 3144 / (62) 9 3500-9147 / (62) 3442-1851

    Email: gabinete@prefeiturademorroagudo.go.gov.br

    Endereço: Av. Flamboyant, nº 749, Centro

    Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 11h e das 13h às 17h

    • Divisão de Cadastro e Triagem, Fiscalização e Programas Sociais

      Telefones: 62 3334-3144

      Email: gabinete@prefeiturademorroagudo.go.gov.br

      Endereço: Av. Flamboyant, nº 749, Centro

      Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 11h e das 13h às 17h

Competências

Lei 621/2025


Art. 20.  À Secretaria Municipal de Habitação e Cidades compete, dentre outras atribuições:


I – a implementação da política municipal de habitação de interesse social, visando atender a melhorias de qualidade na vida da população;


II – a implementação e operação do sistema de informações das necessidades de habitação, mapeando as demandas habitacionais;


III – a realização de ações de acompanhamento social, visando identificar e atender as necessidades das comunidades por habitação;


IV – a efetivação da política de regularização fundiária nas áreas públicas e particulares no território municipal;


V – a elaboração e adaptação do plano municipal de habitação, para ordenamento da política habitacional do município;


VI – a promoção de programas de habitação popular em articulação com os organismos municipais, estaduais, federais e internacionais, públicos ou privados, visando obter recursos financeiros e tecnológicos para o desenvolvimento urbano e de programas habitacionais, no âmbito do município;


VII – a realização de pesquisa de formas alternativas de construção, possibilitando a redução de custos;


VIII – a viabilização, de acordo com as diretrizes legais, de programas destinados a facilitar o acesso à população de baixa renda à habitação, bem como à melhoria da moradia e das condições de habitabilidade como elemento essencial no atendimento do princípio da função social da propriedade;


IX – promover a articulação destinada à regularização e a titulação das áreas ocupadas pela população de baixa renda, passíveis de implantação de programas habitacionais;


X – a promoção de programas de habitação popular em articulação com os órgãos federais, regionais e estaduais, como também através de consórcios municipais e pelas organizações da sociedade civil;


XI – a viabilização do acesso da população a lotes urbanizados dotados de infraestrutura urbana básica;


XII – a articulação com a iniciativa privada, buscando sua contribuição para promover a melhoria das condições habitacionais e aumentar a oferta de moradias adequadas e compatíveis com a capacidade econômica da população;


XIII – a produção e manutenção do banco de dados de interesse da Secretaria, mantendo-o atualizado;


XIV – a estimulação e implantação do sistema de autogestão nos conjuntos e núcleos habitacionais;


XV – a elaboração, o acompanhamento, o controle e a implementação do Plano Diretor do Município e dos demais instrumentos que lhe são complementares, em cumprimento do Estatuto das Cidades;


XVI – o desenvolvimento de atividades e processos relacionados à estatística, geografia, cartografia, aerofotogrametria e geoprocessamento de interesse do Município;


XVII- o acompanhamento e a coordenação do cumprimento do plano de urbanização do Município, especialmente no que se refere à abertura ou construção de vias e logradouros públicos, elaborando os respectivos projetos;


XVIII – a fiscalização das posturas municipais, pertinentes à legislação municipal sobre edificações, parâmetros urbanísticos, localização e as relativas ao desenvolvimento de atividades, procedendo às autuações e interdições, quando couberem;


XIX – a orientação e controle da emissão de autorizações para a utilização de áreas públicas, nos limites de suas competências, de acordo a legislação em vigor;


XX – o planejamento, a elaboração e a implantação de projetos habitacionais, bem como o fomento e a intermediação de financiamentos para aquisição, ampliação e reforma de moradias;


XXI - a fiscalização e a regularização de áreas de loteamento e unidades residenciais destinadas ao uso em programas de habitação para a população de baixa renda e outras;


XXII - a promoção de estudos visando a identificação de soluções para os problemas habitacionais e a execução do reassentamento das populações para atender interesse social ou desocupação de áreas de risco;


XXIII - a fiscalização necessária ao cumprimento das exigências do Código de Posturas e normas dele decorrentes, referente à localização, ao funcionamento de atividades econômicas e ao uso do solo urbano, promovendo ações de notificação, autuação, interdição e apreensão de bens e mercadorias, nos termos da lei e regulamentos;

Morro Agudo de Goiás
  • Fundação: 1988
  • Aniversário: 10 de Agosto
  • Gentílico: Morroagudense
  • População: 2.379 habitantes
  • Área: 282.615 km²
  • Localização: ver mapa